O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação:
Barreto (2007, p. 27)
afirma que o conhecimento é organizado emestruturas mentais,
por meio das quais um sujeito assimila a informação.Ao focalizar a
investigação na relação entre a informação e oconhecimento, a
apreciação da informação passa à coletividade. O ato deconhecer pode, ao
mesmo tempo, ser um ato de interpretação individual ecoletiva.Podemos nos basear na
afirmação de queA geração de
conhecimento é uma reconstrução das estruturasmentais do indivíduo
realizado através de sua competênciacognitiva, ou seja, é
uma modificação em seu estoque mentalde saber acumulado,
resultante de uma interação com umaforma de informação
(BARRETO, 2007, p. 27).Ao afirmarmos,
baseando-nos em Barreto (2007), que a geração doconhecimento se dá
através de uma interação com a informação, tambémafirmamos que é
responsabilidade da Ciência da Informação estudar essasrelações por se
tratar do fluxo informacional e respaldando-nos do que dizBorko (1968), ao
conceituar a Ciência da Informação como a disciplinaque “investiga as
propriedades e o comportamento da informação, asforças que regem o
fluxo informacional e os meios de processamento dainformação para
otimização do acesso e uso”. E, ainda, no que nos dizAmaral (2008, p. 58),
ao falar que: “a informação, como insumo para oconhecimento deveria
ser defendida como objeto de estudo da área”.Neste sentido,
podemos afirmar, baseando-nos no Manifesto daUNESCO para
Bibliotecas Públicas, que é um direito
da comunidade oacesso à informação e
à apropriação do conhecimento. E, mais ainda, abiblioteca pública,
como diz o manifesto, é a “porta de entrada para oconhecimento”, e são
missões desta “a informação, alfabetização,educação e cultura,
devendo estar impressas na essência dos serviços dabiblioteca pública”
(MACEDO; SEMEGHINI-SIQUEIRA, 2000, p. 23).
Postado por: Loiseane Santos
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