sábado, 9 de fevereiro de 2013

O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação:


Barreto (2007, p. 27) afirma que o conhecimento é organizado emestruturas mentais, por meio das quais um sujeito assimila a informação.Ao focalizar a investigação na relação entre a informação e oconhecimento, a apreciação da informação passa à coletividade. O ato deconhecer pode, ao mesmo tempo, ser um ato de interpretação individual ecoletiva.Podemos nos basear na afirmação de queA geração de conhecimento é uma reconstrução das estruturasmentais do indivíduo realizado através de sua competênciacognitiva, ou seja, é uma modificação em seu estoque mentalde saber acumulado, resultante de uma interação com umaforma de informação (BARRETO, 2007, p. 27).Ao afirmarmos, baseando-nos em Barreto (2007), que a geração doconhecimento se dá através de uma interação com a informação, tambémafirmamos que é responsabilidade da Ciência da Informação estudar essasrelações por se tratar do fluxo informacional e respaldando-nos do que dizBorko (1968), ao conceituar a Ciência da Informação como a disciplinaque “investiga as propriedades e o comportamento da informação, asforças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento dainformação para otimização do acesso e uso”. E, ainda, no que nos dizAmaral (2008, p. 58), ao falar que: “a informação, como insumo para oconhecimento deveria ser defendida como objeto de estudo da área”.Neste sentido, podemos afirmar, baseando-nos no Manifesto daUNESCO para Bibliotecas Públicas, que é um direito  da comunidade oacesso à informação e à apropriação do conhecimento. E, mais ainda, abiblioteca pública, como diz o manifesto, é a “porta de entrada para oconhecimento”, e são missões desta “a informação, alfabetização,educação e cultura, devendo estar impressas na essência dos serviços dabiblioteca pública” (MACEDO; SEMEGHINI-SIQUEIRA, 2000, p. 23).

Postado por: Loiseane Santos

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