quarta-feira, 6 de março de 2013

A importância da Filosofia para a Biblioteconomia


Durante muitos séculos a Biblioteconomia foi marcada por sua forte tendência tecnicista isso resultou em uma prática profissional altamente irreflexiva, voltada unicamente para as técnicas de catalogação e organização dos acervos. Por esta razão muitos cursos não passavam de um adestramento treinamento cujo objetivo principal era tornar o bibliotecário e exímio guardador e buscador de livros. Felizmente no século XX esta visão foi duramente questionada e superada na maior parte das entidades que ensinam e aplicam os procedimentos bibliográficos, essa mudança de postura se deve a um movimento de origem obscura que certos autores atribuem a ações desenvolvidas no Curso de Pós-Graduação em Biblioteconomia Universidade e Chicago outros mencionam autores da Europa e até da América Latina como idealizadores da nova configuração da Biblioteconomia. Mas o fato é que muitos especialistas passaram a defender a criação de uma filosofia da Biblioteconomia afim de dar um caráter  mais científico e reflexivo para a área como foi o caso do autor Inglês J. D. Foskett ao escrever “Os pragmatistas podem me dizer o que quiserem, estes sujeitos práticos que não têm tempo para coisas teóricas, mas filosofia é básica em qualquer visão sistemática da vida, e em particular à visão profissional”.  Assim sendo,  o pensamento crítico e reflexivo característica da filosofia tem muito a acrescentar no fazer do bibliotecário visto que não se pode esperar um futuro promissor para a Biblioteconomia enquanto ela se fechar nos procedimentos técnicos e não pensar sobre o mundo a sua volta e a razão de sua existência, se os profissionais da referida área não tiverem esta capacidade logo a sua função ficará obsoleta e será extinta por inadequação à sociedade a qual deveria servir.
Postado por: Edmar Soares

2 comentários:

  1. O Bibliotecário é um profissional de suma importância junto a moderna administração. Com o avanço da TI - Tecnologia da Informação junto a digitalização de documentos, o Bibliotecário aparece como gestor de fundamental importância. Deixando de ser um mero guardador de livros e dados.
    JOÃO MARIA FERREIRA - BIBLIOTECONOMIA - 21201872

    ResponderExcluir
  2. Cara, post TOP.
    Tenho que escrever sobre a filosofia da biblioteconomia para um trabalho e ler isso aqui simplesmente fez acender uma luz enorme na minha cabeça. Muito obrigada!
    Gabriela.

    ResponderExcluir