segunda-feira, 18 de março de 2013

Tipos de Bibliotecas

Segundo as autoras Eliany Alvarenga Araújo e Marlene de Oliveira no livro Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos espaços e campos de atuação, assim se dividem as bibliotecas segundo a finalidade:

  • Nacionais: Têm como principal finalidade a preservação da memória nacional, isto é, de produção bibliográfica e documental de uma nação.
  • Públicas: Surgem com a missão de atender às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade independentemente de classe social, cor, religião ou profissão. Seus objetivos principais são estimular nas comunidades o hábito de leitura, preservar o acervo cultural.
  • Universitária: A finalidade desse tipo de biblioteca é atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos universitários.
  • Especializadas: São aquelas dedicadas á reunião e organização de conhecimentos sobre um só tema ou de grupos temáticos em um campo específico do conhecimento humano.
  • Escolares: São destinadas a fornecer material bibliográfico necessário às atividades de professores e alunos de uma escola.
  • Infantis: Devem estar mais voltadas para a recreação e proporcionar outras atividades como escolinhas de arte, exposição, dramatização, etc. Necessitam de um acervo bem selecionado para seus usuários.
  • Especiais: São aquelas que se destinam a atender a um tipo especial de leitor, por isso, detêm um acervo especial, como por exemplo, as bibliotecas para deficiente visuais, presidiários e paciente de hospitais.
  • Bibliotecas Ambulantes ou Carro-biblioteca ou Bibliobus: São bibliotecas volantes, que objetivam a extensão dos serviços bibliotecários às áreas suburbanas e rurais, quando estes são deficientes ou inexistentes. São serviços de extensão de bibliotecas já existente, como bibliotecas públicas ou universitárias.
  • Popular ou comunitária: É um tipo de biblioteca criada e mantida pela comunidade. Tem os mesmos objetivos da biblioteca pública mas não se vincula ao poder público. É mantida por órgãos, como associações de moradores, sindicatos e grupos estudantis.

Todo aspirante à profissão de bibliotecário deve manter estas classificações bem claras em sua mente pois em algum momento de sua formação deverá definir qual será a sua área de atuação dentro da Biblioteconomia.

Postado por: Edmar Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário